18 de julho de 2010
Como você lida com a adversidade?
Certa vez escutei uma história asiática que é mais ou menos assim:
Um homem do campo enfrentava muitas dificuldades. Tudo o que ele tentava fazer para melhorar sua vida acabava por dar errado. Quando um problema era resolvido, logo outro surgia. Ele estava cansado de tanto lutar sem tréguas. Desesperado com as agruras de sua vida decidiu ir ao encontro de um sábio no alto da montanha.
Assim que chegou, surgiu do fundo da caverna um velho. Eles se cumprimentaram e entraram. Lá dentro, o velho pôs-se a escutar as queixas e lamentações do homem. Assim que houve uma pausa, o velho levantou-se e pegou três panelas com água, colocando-as no fogo para ferver. Pegou um ovo, uma cenoura e algumas folhas de chá.
O homem estava confuso com aquela atitude, mas pacientou-se. Quando a água começou a ferver, o velho colocou o ovo na primeira panela, a cenoura na segunda, e as folhas de chá na terceira.
O velho então pediu ao homem que jogasse a água fora e experimentasse o ovo. Ele quebrou a casca e comeu o ovo.
– O que você sente? – perguntou o velho. O homem respondeu que não sabia o que ele queria com aquilo. E o velho pediu que o homem experimentasse a cenoura e, por último, o chá.
– O que você sente? – perguntou novamente. Ele respondeu que o ovo estava duro, a cenoura mole demais, mas o chá era delicioso.
Então, o velho sábio explicou:
A água fervente representa a adversidade. Ela é a mesma com as três coisas, porém cada uma reagiu de maneira diferente. O ovo era frágil, com uma casca fina para proteger o seu interior. Com a água fervente ele endureceu. A cenoura era forte e rígida, mas amoleceu, ficando fácil de cortar. E as folhas de chá, entretanto, mostraram um comportamento singular: depois de passarem alguns minutos na água fervente, elas modificaram a água.
O velho olhou bem fundo nos olhos do homem e perguntou:
– Como você reage quando as adversidades batem à sua porta?
O homem quieto agradeceu o conselho e foi-se embora.
___________________________________________
Essa história nos ensina que podemos enfrentar a adversidade de maneiras diferentes. O mais importante é não se perder de vista. Diante de um problema, pergunte-se: “O que sou?”. Um ovo, uma cenoura, ou folhas de chá. Não se esqueça: o ovo enfrenta a adversidade entrando frágil e sensível, mas saindo enrijecido. A cenoura entra forte, mas amolece demais. Enquanto as folhas de chá transformam a situação.
É preciso transformar para não haver repetição.
Se a vida está lhe dando a mesma lição, é porque você ainda não alcançou o aprendizado. Não repita, aja de outra maneira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
.jpg)
Querido paulo belo post. Eu tenho enfrentado esse dilema, mudo de postura diante da vida, eu deixo o barco me levar. Mudanças requer coragem. E me pergunto a todo momento se estou pronta pra tal ação. quero ser uma pessoa forte, no sentido de vencer o monstro da insegurança, sei que falhos somos, e que todas as nossas ações levam a um aprendizado, mesmo que tenha ocorrido com grande frequencia, todas podem a princípio parecer iguais. Mas falo querido amigo que não passa de mera ilusão. A cada dia surgem novos personagens,cenários e tudo muda. somente a nossa mente condicionada a tal situação parece ter vida.
ResponderExcluirQuerido amigo não quero mais prolongar, já estou totalmente confusa(risos)
Um grande abraço de sua amiga virtual do orkut e seguidora do twitter.
Felicidades e luz sempre!!!
beijos lu
Meu amigo Pedro!
ResponderExcluirMuito bom post..Me faz pensar.
Tenho muitas situações se repetindo na minha vida.
O engraçado é que tenho me feito cosntantemente essa pergunto.
O que preciso aprender com essa situação?
Como sair desse circulo vicioso?
As vezes me sinto como aqueles cães correndo em circulos tentando alcançar e abocanhar seu próprio rabo.
Forte abraço e um ótimo final de semana!
Creusa Medeiros